CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

Site: www.sacramentinos.com.br

É um instituto religioso da Igreja Católica, foi fundada no ano de 1856, em Paris, por São Pedro Julião Eymard. “Nosso ideal é viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação, para que venha o reino de Cristo e se manifeste ao mundo a glória de Deus” (Regra de Vida, n º 1).

São Pedro Julião também fundou um ramo feminino, Servas do Santíssimo Sacramento e um ramo laical e clerical de associados à Agregação do Santíssimo Sacramento, da qual faz parte a Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos.

Movidos pela força eucarística, os Sacramentinos fundaram o ramo laical de Instituto Secular, o Servitium Christi.

Trata-se de uma Congregação Apostólica, de direito universal (pontifício), composta de Presbíteros, Diáconos e Irmãos.

Estamos presentes em trinta países, em todos os continentes. A Congregação é organizada por Províncias e Regiões, com Conselhos Provinciais/Regionais e um Conselho Geral, em Roma.

A Congregação segue a Regra de Vida, atualização das Constituições de 1895, aprovada pela Santa Sé em 1984.

O nome oficial da Congregação é “Congregatio Santissimi Sacramenti”, e temos como sigla, que sempre é colocada após o nome do religioso, SSS – Societas Santissimi Sacramenti.

SÃO PEDRO JULIÃO EYMARD

Fundador da Família Sacramentina

“Adveniat Regnum Tuum Eucharisticum”

Venha o teu Reino Eucarístico

“São Pedro Julião Eymard, interpelado pela ignorância e indiferença religiosa, buscou uma resposta às necessidades de seu tempo” (Regra de Vida, nº 2). Tempo marcado pela miséria da Europa do fim do século XIX. Uma Europa pós-revolução francesa e mergulhada na revolução industrial. Nesse contexto, Padre Eymard foi uma presença sensível à dor dos mais pobres, tendo a Eucaristia como lugar de partida e de chegada.

Nascimento: 4 de fevereiro de 1811, em La Mure/França, na rua Breuil, às 11 horas da manhã de uma segunda-feira.

Vocação: Despertado para o seguimento do Senhor, através do Presbiterato, Pedro Julião teve que enfrentar uma grande resistência de seu pai. Após muita luta, seu pai aceitou sua vocação. Pedro Julião foi ordenado Presbítero pela Diocese de Grenoble no dia 20 de Julho de 1834. Em 1839 entrou para os Maristas (Sociedade de Maria), para entregar-se à vida religiosa.

Fundação da Congregação: Depois de muitos anos como marista, Deus preparou uma obra maior para Padre Eymard, um carisma lhe invadiu o coração: ser fundador de uma Congregação.

Em Paris, a 13 de maio de 1856, após anos de discernimento e consultas, Padre Eymard recebeu a permissão de Dom Sibour, Arcebispo de Paris, para fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento. Pouco tempo depois, Padre Eymard fundou a Agregação do Santíssimo Sacramento e junto com Margarida Guillot, em 1864, fundaram a Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento – ramo feminino da Congregação.

ESPIRITUALIDADE E MISSÃO

Vocação “Viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação”

Duas expressões dizem de nossa vocação eucarística e do carisma que Deus concedeu a São Pedro Julião:

(1) Viver Plenamente a Eucaristia. Nossa vocação é experimentar, degustar, com nossas vidas, o mistério da Eucaristia e sermos hóstias vivas: “Exorto-vos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus” (Rm 12, 1).

(2) Revelar a significação da Eucaristia. Nossa missão é profundamente mistagógica, pois nossa vocação é conduzir as comunidades cristãs a partir e para o mistério central de nossa fé, a Eucaristia.

Missão “Para que a Eucaristia seja celebrada na verdade”

Realizamos diversas obras para expressar ao mundo nosso carisma – vocação e espiritualidade: missão profética pelo aprofundamento, o ensino e publicações da teologia Eucarística; compromisso social; unidade pelo trabalho ecumênico; serviço à Palavra de Deus; estudo e formação litúrgica; paróquias e santuários; centros de oração e retiros; imprensa e comunicação social; e se associam a nós leigos, leigas e presbíteros que desejam por estes trabalhos, viver e anunciar a Eucaristia (RV 33-45).

 

FESTAS SACRAMENTINAS

04 de Fevereiro: Nascimento de São Pedro Julião Eymard

05 de Fevereiro: Batismo de São Pedro Julião Eymard

13 de Maio: Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento – Fundação da Congregação

02 de Agosto: Festa litúrgica de São Pedro Julião Eymard

CONTATO COM OS SACRAMENTINOS NO BRASIL 

PROVÍNCIA DE NOSSA SENHORA DE GUADALUPE 

CENTRO EMAÚS

Rua São Pedro Julião, 12, Dom Cabral

Belo Horizonte, MG – Brasil

Telefone: 31 3213-8288